2 de dezembro de 2009

Baroness - Blue Record



1.
"Bullhead's Psalm"
1:20
2.
"The Sweetest Curse"
4:31
3.
"Jake Leg"
4:23
4.
"Steel That Sleeps the Eye"
2:28
5.
"Swollen and Halo"
6:35
6.
"Ogeechee Hymnal"
2:36
7.
"A Horse Called Golgotha"
5:21
8.
"O'er Hell And Hide"
4:22
     9. "War, Wisdom and Rhyme"

4:26
     10. "Blackpowder Orchard"

1:01
     11. "The Gnashing"

4:18
     12. "Bullhead's Lament"

2:59

Baroness, caso traduzido do inglês para o português, acaba sendo sinônimo de nobreza. E é nesse antro de coroação que os norte-americanos de Savannah, Georgia, lançam seu segundo LP, de nome "Blue Record", que dá uma continuidade fotocromática ao trabalho anterior, intitulado "Red Record". É fácil de perceber  o quão artístico o Baroness é, já que o guitarrista e vocalista John Baizley, além de ser extremamente criativo musicalmente falando, também trabalha com artes gráficas, sendo ele o responsável pelas capas de vários álbuns, encartes e camisas de bandas como Kylesa e Darkest Hour.

Das cores para a música, nós podemos perceber que o azul, na maior parte das vezes simboliza a calma, o mar, o céu. Observamos isso refletido em várias passagens do álbum como a faixa de introdução "Bullhead's Psalm" e sua continuação ao final da gravação com "Bullhead's Lament". Mas não pense que o álbum é uma calmaria, pois conseguiram misturar de uma maneira espetacular as guitarras e a bateria do hardcore e post-punk, os riffs oitavados do heavy metal, o baixo distorcido do metal progressivo e os vocais do thrash metal, que unidos, dão nome ao sludge metal.

Como citado, a introdução com "Bullhead's Psalm" é melódica, embora eu possa ir além e dizer que ela é instrumental, lembrando a época em que os alemães do Heaven Shall Burn produziam músicas clássicas, a exemplo do álbum "Antigone". A sequência, entretando, já demonstra, à lá Las von Trier, cieneasta de renome, que o "caos reina". "The Sweetest Curse" e "Jake Leg" - uma das mais instigantes do cd - expressam os vocais sempre gritados de uma maneira na qual a técnica de canto parece não existir e que a ordem realmente não existe. O que não significa que o álbum deixa de ser coeso - muito pelo contrário, a coesão é um dos melhores atributos do Álbum Azul.

Variando de músicas melódicas e em sua maioria instrumentais como em "Steel that Sleeps the Eye", "Ogeechee Hymnal", "O'er Hell and Hide" para músicas agressivas - e em até certo ponto, dançantes - como a excelente "Swollen and Halo", "A Horse Called Golgotha" e "War, Wisdom and Rhyme", é tranquila a percepção que o trabalho do baterista Allen Blicke, com suas viradas maravilhosas e um perfil catchy, é excelente e muito bem ritmado.



E é exatamente na faixa "A Horse Called Golgotha" - apesar do bizarríssimo vídeo clipe - que percebemos o excelente trabalho das guitarras de John Baizley e Peter Adams, que com suas seis cordas muitas vezes em estilo oitavado - mesmas notas, mas em diferentes tons - variam do leve para o pesado em poucos minutos, com o uso, inclusive, de cordas de náilon nos violões.

Mesmo sendo bastante experimental, o Baroness fez com que esta gravação fosse exemplarmente coesa, me fazendo concluir que eles conseguem ser simples quando necessário e complexos quando requisitados. Para os Sludge Metal addicteds, o "Blue Record" pode ser considerado um dos melhores lançamentos do ano de 2009.

Para acessar o myspace da banda, clique AQUI.
Para fazer o download do álbum via torrent, clique AQUI.

Por Italo Lins

2 comentários:

  1. Hum, quando vi a capa, fiquei interessado.
    Essa capa tipicamente art-nouveauniana (neologismo foda :B) lembra fodamente uma tela de (Alphonse) Mucha - googlear, por favor. E me deixou bastante interessado - sim, eu julgo um CD pela capa. AHEUAEHUHAEUHAE

    E ainda mais, depois de ter lido a crítica, fiquei a fim não só de baixar o CD deles como o de Heaven Shall Burn que, apesar de brevemente citado, me deixou com água nos ouvidos (cacete, hoje eu toh foda -.-).

    ResponderExcluir
  2. Aham, não duvido! Dá uma sacada nesses cds que o vocalista dessa banda desenhou:

    Darkest Hour: http://www.sputnikmusic.com/bands.php?bandid=998

    Baroness: http://www.sputnikmusic.com/band/Baroness

    Kylesa: http://www.sputnikmusic.com/bands.php?bandid=3422

    E Heaven Shall Burn é uma banda de metalcore puxada pro death metal que, durante os intervalos de certas músicas, bota uns instrumentais clássicos com violino e etc.

    ResponderExcluir