15 de abril de 2010

BBC's Beethoven: A Genialidade de um Músico


Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Falar de música é um exercício não apenas excitante, mas honroso. A música resume-se a algo maior que um mero hobbie, ela torna-se uma ilustração da vida, uma interpretação da existência, uma fórmula de exprimir sentimentos ao público. Eu creio que se a música fosse tratada dessa maneira, toda a estrutura comercial perante essas vibrações sonoras iria ruir, junto com todo esse lixo que somos obrigados a nos esquivar de ouvir nas rádios e na televisão - com raras restrições.

Mas a música já foi tratada de uma maneira ainda mais sublime do que a qual escrevi. Mozart, Wagner, Bach, Strauss, e por fim, Beethoven são grandes evidências que me fazem comprovar que a música é algo divino, mágico. Não digo apenas no gênero clássico, mas realmente, hoje, é complicado de fazer menção a alguma banda ou cantor em especial. Talvez, pela minha cultura, eu pudesse incluir músicos regionais que executam frevo, mpb e até mesmo o samba.

Como o sujeito em questão é Ludwig van Beethoven, um compositor genialíssimo que há meses tem proporcionado momentos de deleite ao meu espírito, podemos encontrar esse documentário da BBC sobre parte de sua vida. A BBC tem uma forma bastante agradável de tratar figuras ou fatos históricos em seus relatos (como foi o caso de Charles Darwin), e nesse momento, não foi muito diferente. Embora eu possa dizer que o documentário não é fascinante historicamente falando - pois há sempre um ímpeto de tornar heróico um personagem - ele o é interessantíssimo para quem quer conhecer as músicas de Beethoven e o que de certa forma passava por sua cabeça, já que basearam-se nos escritos do próprio pianista e de seus contemporâneos para montar a história.

Então eu considero o documentário acima um must-see não apenas para os que conhecem a história ou as composições de Beethoven, mas quem sabe, principalmente para aquelas que ainda não o conhecem e podem se deixar levar pela harmonia de suas músicas. Espero então, que com o tempo, a música volte a ser respeitada, pois, hodiernamente, não consigo conceber idolatrias a uma máquina comercial com roteiros pré-definidos em introdução-verso-refrão-verso-refrão-outro-fim, artistas essencialmente postos por estética e talentos verdadeiros depositados de lado. Para não criar polêmicas, não citarei nenhum artista em especial, mas a grosso modo, incluiria todos que tocam na rotina contemporânea.

Por Italo Lins

Um comentário:

  1. Já assisti, recomendo, mas existem melhores documentários e filmes sobre Beethoven.
    Recomendo: Um grande amor de Beethoven, do Abel Gance de 1937.

    ResponderExcluir