16 de novembro de 2009

Zeitgeist



O documentário Zeitgeist foi produzido pelo cineasta e ativista norte-americano Peter Joseph, que dedicou seu tempo a estudar certas características do conhecimento e da história humana que nos levam à alienação ou nos deixam à mercê de jogos de interesse político.

Como toda teoria da conspiração tem seus receios, o documentário em questão foi colocado gratuitamente pelo próprio produtor para download via torrent, eliminando qualquer hipótese de lucro. Embora saibamos que mesmo aparentemente sem visão financeira, o nome de Peter Joseph tornou-se grande, fazendo com que seu vídeo tenha ficado realmente conhecido principalmente no youtube.

Zeitgeist é dividido em três partes: the greatest story ever told (a maior estória já contada), all the wolrd's a stage (o mundo inteiro é um palco) e don't mind the men behind the curtain (não ligue para os homens por detrás da cortina).

Antes de começar a abordar a primeira parte do filme em si, gostaria de explicar o significado da palavra "Zeitgeist", o que de certa forma irá facilitar a interpretação do vídeo. A palavra surgiu da união de Zeit (tempo) e Geist (espírito), oriunda dos pensamentos do filósofo alemão Georg Hegel, ou seja, indica uma relação de época e costumes humanos.

Caso não tenha sido esclarecida a questão, formularei um exemplo:

Abram suas mentes e tentem imaginar um exímio escritor de peças de teatro que seja nosso contemporâneo. Em uma de suas obras, surge a peça "Romeu e Julieta", na qual um casal respira um amor proibido elevando a um desfecho, no qual ambos morrem ao pensar erroneamente que seu amado já não fazia mais parte do mundo dos vivos. Creio que esteja óbvio para todos que a história acima seja no mínimo baseada na obra de Shakespeare, se não um plágio da mesma.

Vendo a situação, qual conclusão podemos tirar? Que apesar de capacitado artisticamente, esse "exímio escritor de peças de teatro" é uma farsa. E é justamente isso que Zeitgeist significa: a união da época com os costumes.

Por Italo Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário