24 de fevereiro de 2010

Charles Darwin - Creation


Antes de começar a assistir ao filme "Creation", uma narrativa do processo de criação da obra "A Origem das Espécies" do gênio Charles Darwin, confesso que as expectativas não eram elevadas. Isso se deu  por uma possibilidade de passar por um processo de aprendizado entediante, e não porque eu realmente me  apego às super produções - mas confesso que realmente é um ponto a ser trabalhado em qualquer filme.

Entretanto, em sequência, ao perceber pela capa que bons atores como Paul Bettany (participação épica no filme Dogville, do excelente diretor Lars von Trier) e uma supervisão exercida pela BBC de Londres não iriam me decepcionar. E realmente não me decepcionaram: "Creation" cumpre seu objetivo elegantemente.

Como muitos devem saber pelo senso comum, Charles Darwin foi um naturalista britânico que viveu entre os anos de 1809 e 1882 e desenvolveu teorias que abalaram os crédulos da igreja ortodoxa. As teorias em questão estão relacionadas à evolução das espécies, a qual demonstra que através do processo de seleção natural e acomodamento fisiológico, as espécies vão sofrendo mutações, demonstrando que o pensamento de que "Deus criou o mundo tal como conhecemos" não passa de um absurdo.

Com belas atuações, roteiro cativante e um cientísta fantástico em pauta, "Creation" sem dúvidas é um marco na história dos filmes biográficos e científicos.

Para fazer o download do filme, clique AQUI.
Para fazer o download das legendas em português, clique AQUI.
Créditos pela disponibilidade do filme, clique AQUI.

Por Italo Lins

2 comentários:

  1. Que interessante!
    Fiquei curioso pra ver isso aí! Fala sobre o processo de Darwin pra chegar à teoria da evolução? A vida dele e tal?

    ResponderExcluir
  2. Sort of, my friend.

    Fala mais do período no qual ele começa a notar que sua teoria faz sentido e como ele enfrentou os religiosos de sua época, já que o evolucionismo contradiz o criacionismo.

    Achei bem interessante porque não abusou demais para o romantismo relacionado à Darwin. Ninguém trata ele como ser perfeito e tudo mais, achei bem explicativo.

    ResponderExcluir