10 de fevereiro de 2010

Fritjof Capra no Roda Viva


Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8

Fritjof Capra é um físico teórico nascido na Áustria que, em meados dos anos 70, optou por largar o método cartesiano das ciências exatas para trabalhar com a espiritualidade. Mas não uma espiritualidade relacionada à religiões, mas sim, à ecologia e o  bem-estar social. Bem-estar entre os humanos esse que, segundo Capra, é dicotômico ao modo cartesiano - que mecaniza o tempo e as relações humanas - de pensar e agir. Ainda assim, Capra tenta mixar seus conhecimentos herdados pela física com uma visão ecológica, chegando a abranger assuntos que englobam história e física quântica.

Fritjof ganhou reconhecimento no Brasil ao lançar obras, que hoje são consideradas clássicas, como "O Tao da Física" e "O Ponto de Mutação"; este inclusive, chegando a receber uma versão cinematográfica dirigida por seu irmão em Mindwalk. No programa Roda Viva - exibido no ano de 2005 - Capra abordou aspectos referentes à ecologia e qual a nossa responsabilidade perante a sustentabilidade, chegando inclusive, a tocar em assuntos políticos.

Para os que se interessam pelas idéias do pensador ou por sustentabilidade, a entrevista é sem dúvidas um momento de reflexão interessante, pois não há tom de auto-ajuda, mas sim, de conscientização do nosso papel frente à sociedade.

Por Italo Lins

Um comentário:

  1. Os links não estão mais disponíveis, infelizmente. Gostaria muito de assistir...

    ResponderExcluir