7 de novembro de 2009

Patch Adams no Roda Viva

Em 1998, através do filme "Patch Adams - O Amor é Contagioso", a figura do médico norte-americano Hunter Campbell "Patch" Adams conseguiu disseminar mensagens de carinho aos enfermos de todo o planeta. Enfermidades essas que, através do riso, poderiam ser tratadas com mais facilidade, não dando margem à percepção do ambiente fúnebre hospitalar.

Sim, tudo parece muito bonito e animador, mas não nos esqueçamos de que estamos tratando de um filme produzido em Hollywood. Não é uma questão de soar anti-hollywoodiano, mas, por exemplo, um longa-metragem baseado no sistema do SUS não seria tão atrativo quanto as palhaçadas de um médico que consegue emocionar uma população afetivamente tão carente.

Afinal de contas: quem é Patch Adams?

Seria fácil digerir a idéia de que o doutor circense estrelado por Robin Williams na verdade é um ativista que busca através do comunismo um  mundo melhor? Um pensador que, por refletir mais de duas vezes, critica o sistema de saúde do mundo inteiro? O intelectual que consegue medir com bons argumentos os absurdos que seu próprio país projeta para todas as sociedades?

Bem, é através desta entrevista, de primeira mão para vocês em meu blog, que tenciono mostrar o verdadeiro Patch Adams - segundo ele mesmo.
 


Parte 02, clique AQUI.
Parte 03, clique AQUI.
Parte 04, clique AQUI.
Parte 05, clique AQUI.
Parte 06, clique AQUI.
Parte 07, clique AQUI.
Parte 08, clique AQUI.
Parte 09, clique AQUI.
Parte 10, clique AQUI.

Tenho plena noção de que raras serão as pessoas que chegarão a ver a entrevista toda - não apenas por uma questão de falta de interesse, mas também pela razão de muitos possuírem uma rotina corrida - porém, se eu conseguir tocar a atenção de alguém, terei a sensação de "serviço cumprido".

Fonte: Programa Roda Viva do canal TV Cultura

Por Italo Lins

Um comentário:

  1. Foda demais essa entrevista.
    E eu fico imaginando se cada pessoa que tivesse se emocionado tanto com o filme, visse esse verdadeiro Patch, o que diriam dele.
    Assim que vi isso, fiquei puto porque as pessoas ignoram o verdadeiro Patch Adams pra dar lugar a Robin Williams. Ultimamente, pensando melhor, me dei conta que eu ficar puto era exatamente o inverso do que Patch himself prega. Ou o que qualquer outro grande mentor, messias, pensador ou como você queira chamar. Jesus não fez nenhum dos apóstolos seguí-lo por ter raiva da ignorância deles.
    E é assim que nós devemos nos portar. Não atirar pérolas aos porcos, jamais. É isso que realmente significa.
    Incrivelmente, agora eu começo a entender quando Ednaldo Ernesto dava um esporro homérico em algum aluno, e depois falava "Mas é com todo amor".

    ResponderExcluir